top of page
distribuição da pobreza.jpg

Distribuição da pobreza no mundo

A pobreza global é um dos problemas mais graves que o mundo enfrenta hoje. As pessoas mais pobres do mundo muitas vezes passam fome, tem muito menos acesso à educação, normalmente não têm luz à noite e não tem acesso a cuidados de saúde. Avançar contra a pobreza é, portanto, uma das metas globais mais urgentes. A maioria das pessoas no mundo vive na pobreza. 85% do mundo vive com menos de $ 30 por dia, dois terços vivem com menos de $ 10 por dia e um décimo das pessoas vive com menos de $ 1,90 por dia. 

O continente africano é o continente que apresentam uma grande percentagem de pessoas que vivem com menos de 1,90 dólares por dia. Existem apenas cinco países em todo o continente, onde menos de 5% da população vive em extrema pobreza e, de fato, a maioria dos lugares tem níveis acima de 25%.A República Democrática do Congo (77,1%) e Madagáscar (77,6%) estão no epicentro da extrema pobreza global. São os 2 países mais pobres do mundo, onde é muito  comum encontrar alguém que vive com menos de US $ 2 / dia.

5-Africa-poverty-map-6d12.jpg

Distribuição da pobreza em África

3-North-America-poverty-map-abe1.jpg

Distribuição da pobreza na América do Norte

Na América do Norte,  a taxa de pobreza extrema é bastante baixa em todas as regiões: México (2,5%),  Estados Unidos (1,2%) e Canadá (0,5%). Os Estados Unidos abrigam proporcionalmente mais pessoas que sobrevivem com US $ 1,90 / dia do que a China (0,7%). Assim, há substancialmente mais pessoas extremamente ricas nos Estados Unidos do que em qualquer outro país do mundo, sem falar na maior economia do mundo, com US $ 19,4 trilhões.

Na américa do sul é de destacar a situação na Venezuela que levou, nos últimos anos, a que cerca de 2 milhões de pessoas fugissem do país e a inflação chegou a 200.000%. Suriname (23,4%) e Honduras (16,0%) também se destacam como locais com elevada pobreza no Hemisfério Ocidental e, de fato, muitas das pessoas em caravanas de migrantes que se dirigem aos Estados Unidos através do México são originárias de Honduras.​

4-South-America-poverty-map-d1e3.jpg

Distribuição da pobreza na América do Sul

2-Asia-poverty-map-1623.jpg

Distribuição da pobreza na Ásia

No continente asiático existem diferenças entre os países mais a norte e os países mais a sul. É de notar que os países mais a sul apresentam uma percentagem de pessoas a viverem com menos de 1,90 dólares por dia mais elevada.

No continente europeu, nomeadamente na Europa Ocidental, existe apenas um país, a Romênia, que apresenta mais de 5% da população em condições de  pobreza extrema. Quase todos os países têm menos de 1% de pessoas a viver na pobreza, e muitos relatam 0,0%. 

1-Europe-poverty-map-c799.jpg

Distribuição da pobreza na Europa

6-Oceania-poverty-map-e997.jpg

Distribuição da pobreza na Oceânia

Na Oceânia, na Austrália, encontramos um país desenvolvido de língua inglesa, em que apenas 0,50% da população vive na pobreza. A austrália situa-se muito perto de países em extrema pobreza como Papua Nova Guiné (38,0%) e Timor-Leste (30,3%). Por isso, a Austrália tem políticas de imigração muito menos restritas em relação a outros      países  desenvolvidos, tanto que se poderia dizer que tem uma “economia de imigração”.

bottom of page