top of page

LAMARCKISMO

Jean-Baptiste Lamarck  elaborou uma das primeiras teorias a contradizer as ideias fixistas, ou seja, segundo Lamarck, os seres evoluem.

Foi enquanto trabalhava como botânico que realizou vários estudos e concluiu que as espécies evoluem ao longo do tempo.

     Concluiu:

"O ambiente afeta a forma e a organização dos animais..."

Para além disto, no seu livro Philosophie Zoologique, encontram-se três leis que Lamarck criou para tentar explicar o seu ponto de vista. 

Teoría del Transformismo de Lamarck (con

LEI DO USO E DO DESUSO

 Segundo Lamarck, o ambiente em mudança é o principal responsável pela evolução dos seres vivos

 A necessidade que os seres sentem de se adaptarem às novas condições ambientais proporciona o uso e o desuso contínuo de determinados órgãos. A utilização de um órgão acaba por determinar o seu desenvolvimento estrutural como forma de adaptação ao meio e uma “procura da perfeição”, desta forma, podem até surgir novos órgãos como resposta a novas necessidades.

CRÍTICAS

No entanto, a teoria de Lamarck contém alguns problemas

  • Não é possível comprovar cientificamente que os indivíduos se alteram pela necessidade de se adaptarem e de se tornarem melhores.

  • A atrofia ou o desenvolvimento de certas estruturas durante a vida de um indivíduo não é hereditária, ou seja, não é transmitida à descendência, refutando, assim, a lei da herança dos caracteres adquiridos. 

  • O Lamarckismo não é capaz de explicar as características desfavoráveis que os organismos possuem, com isto é possível afirmar que a lei do uso e do desuso não é válida para determinadas estruturas e órgãos.

bottom of page