top of page

NEOLAMARCKISMO

O neolamarckismo floresceu no século XIX, sendo Herbert Spencer considerado o primeiro neolamarckista.

Tal como no lamarckismo, o neolamarckismo defende que o meio envolvente determina as características do indivíduo, ou seja, variação hereditária deve-se ao maior envolvimento com o meio. Alguns cientistas pensavam que a geografia e o clima eram os responsáveis pelas alterações nos organismos. 

 

Herbert Spencer 
LAMB.jpg

Foi professora no Birkbeck College, na Universidade de Londres, antes de se aposentar.

Marion J. Lamb 

EVA.jpg

É professora no instituto Cohn para a História da Ciência e das Ideias na Universidade de Ttel Aviv, Israel.

Eva Jablonka

Porém, foram Lamb e Jablonka que definiram a herança epigenética como a definição neolamarckista da evolução. 

O QUE É A EPIGENÉTICA?

A epigenética é uma área de pesquisa científica que demonstra como as influência ambientais realmente afetam a expressão dos genes. 

EXPLICA COMO AS EXPERIÊNCIAS INICIAIS PODEM TER IMPACTO AO LONGO DA VIDA

Durante o desenvolvimento de um ser, o DNA que compõe os seus genes acumula marcas químicas que determinam a quantidade expressa de genes. Este conjunto de marcas químicas é conhecido como epigenoma. As diferentes experiências que um ser tem durante o seu desenvolvimento reorganizam essas marcas químicas. 

Isto explica como gémeos geneticamente idênticos podem mostrar comportamentos, habilidades, saúde e realizações diferentes.

Quando experiências, no decorrer do desenvolvimento, reorganizam as marcas epigenéticas que regem a expressão de genes, estas podem alterar como os genes libertam as informações que transportam e se o fazem.

Assim, o epigenoma pode ser alterado por experiências positivas (como relacionamentos de apoio) ou por experiências negativas (como toxinas ambientais).

Captura de ecrã 2021-05-20 105214.png
Captura de ecrã 2021-05-20 105214.png
Captura de ecrã 2021-05-20 105214.png
EXPERIÊNCIAS

Mas como é que a epigenética está relacionada com o neolamarckismo?

As modificações epigenéticas permanecem à medida que as células se dividem e, em alguns casos, podem ser herdadas ao longo de gerações. Isso significa que  alterações epigenéticas podem ser transferidas de célula-mãe para célula-filha.

Influências ambientais, dietas, entre outros, podem influenciar o epigenoma de um indivíduo.

coiso.png

A expressão dos genes é herdada através das gerações sem que seja determinada por mudanças na sequência de  bases do DNA, daí a "volta ao Lamarckismo" - 

experiÊncia que comprova esta teoria!

bottom of page